quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

ÉMILE DURKHEIM

AUTORES CLÁSSICOS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO

Émile Durkheim (1858 a 1917)

Quem foi: Apontado como um dos três principais teóricos da Sociologia, formulou as primeiras orientações no âmbito da Ciência Sociológica, demonstrou que os fatos sociais tem características próprias e que a sociologia é o estudo dos fatos sociais.

Vida de Émile Durkheim: Descendente de judeu, nasceu em 1858 na cidade de Epinal na França, concluiu os estudos superiores em Paris e passou a ensinar filosofia em 1882, aprofundou-se no estudo das obras de Herbert Spencer e Alfred Espinas passando a influenciar em suas obras, assim como laboratório de Psicologia experimental de Leipzig, na Alemanha e em 15 de novembro de 1917, faleceu em Paris.

Durkheim e a Sociedade: Para Durkheim, a sociedade prevalece sobre o indivíduo e se define como um conjunto de normas de ação, pensamento e sentimento que não existem apenas na consciência dos indivíduos, são construídos, também fora das consciências individuais. Um exemplo, são as leis, que já existem quando o indivíduo nasce, as quais organizam a vida em conjunto na sociedade.

Durkheim e o Objeto de Estudo da Sociologia: Para Durkheim, o objeto de estudo da sociologia são os fatos sociais.

O Que São Fatos Sociais: São as regras e normas coletivas que orientam a vida do indivíduo em sociedade.

Características Básicas do Fato Social: A exterioridade, a coercitividade e a generalidade são as três características que permitem identificar o fato social na realidade.

Exterioridade: São ideias, normas ou regras de conduta que não são criadas isoladamente pelos indivíduos e sim pela coletividade e já existem fora deles quando eles nascem. Exemplo: educação.

Coercitividade: É o poder de coerção, imposição que as ideias, normas ou regras de conduta tem sobre os indivíduos, independente de suas vontades. Exemplo: Ao não votarmos para os candidatos a Vereador, Prefeito, Deputado, Governador ou Presidente da República, no Brasil, temos sanções como pagarmos multa ou até não ter acesso a emprego.

Generalidade: O conjunto das maneiras de agir, pensar e sentir que constitui a consciência coletiva, é característica geral de determinado grupo social ou de determinada sociedade, dando-lhe feição particular e permitindo a distinção do grupo em relação a outro ou de uma sociedade em relação à outra sociedade. Exemplo: analise das distinções entre a postura do grupo social ao tomar o café da manhã no Ceará e no Rio Grande do Sul; analise da diferença da educação na sociedade boliviana e na sociedade brasileira.


Diferença entre Durkheim e Karl Marx em Relação à Visão de Sociedade:

Enquanto, para Karl Marx, a contradição e o conflito são os elementos essenciais da sociedade, para Durkheim, os elementos essenciais da sociedade são a coesão, integração e a manutenção. Para ele, o conflito só existe quando há ausência ou insuficiência de normas sociais ou pela falta de instituições que regulamentem estas normas sociais.

As Obras de Émile Durkheim:

1 – Da divisão do trabalho social: publicada em 1893, faz uma analise das funções sociais do trabalho na sociedade e tenta mostrar que a divisão do trabalho na modernidade é a fonte principal de coesão ou solidariedade social.

2 – As regras do método sociológico: publicado em 1895, procura estabelecer a sociologia como a nova Ciência social com um objeto específico de estudo, o fato social e um método científico.

3 – O suicídio: publicado em 1897, é um estudo de caso de suicídio, onde é feita as conexões entre os indivíduos e a sociedade.

4 – As formas elementares da vida religiosa: publicada em 1912, é uma análise da religião como fenômeno social, usando as religiões de tribos australianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário