terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

HISTÓRIA DO BRASIL: PERÍODO 1945 a 1964

4.1. HISTÓRIA DO BRASIL: PERÍODO DE 1945 A 1964

História Política – República Populista

O que foi; Período compreendido pelo fim do Estado Novo, em 1945 e o Golpe Militar que depôs o Presidente João Goulart em 1945.

O que foi o Populismo: Fenômeno Político do Pós-Guerra surgido na América Latina, tendo como uma das principais características atingir regiões de grande desenvolvimento industrial com melhorias salariais e garantias trabalhistas, através de líderes carismáticos, com grande popularidade e habilidade em lidar com os anseios sociais das massas.

1º Período Populista: 1945 a 1956: Após as eleições de dezembro de 1945, com 55% dos votos para o candidato do PSD e PTB, General Eurico Gaspar Dutra e 33% para o candidato Brigadeiro Eduardo Gomes, de UDN, houve a posse de Dutra em 31/01/1946 e a promulgação da nova constituição em setembro de 1946, ficou o tempo de 5 anos para o mandato presidencial, extinguiu a pena de morte e incorporou a consolidação das Leis Trabalhistas à nova carta.

Governo Dutra: (1946 a 1950)
- Regulamentou direito de greve, porém proibia em setores essenciais de serviços à população.
- Caracterizou-se pela grande aproximação dos setores das elites da sociedade e distanciamento das massas populares.
- Alinhava-se aos Estados Unidos na Guerra Fria perseguindo os comunistas brasileiros e rompeu relações diplomáticas com a União Soviética.
- Determinou o fechamento dos cassinos e proibiu o jogo do bicho.
- Adotou o modelo econômico liberal.
- Promoveu a importação desenfreada de bens de consumo.
- Criou o plano de metas e de programação de investimentos nas áreas de saúde, alimentação, transporte, energia, o Plano SALTE.

Governo de Getúlio Vargas (1950 a 1954): após as eleições de 1950, o candidato Getúlio Vargas do PTB e PSP foi eleito com 49% dos votos, tomou posse em 31/01/1950 para um mandato de 5 anos, até 30/01/1956, no entanto, em 24/08/1954, Getúlio Vargas, suicidou-se com um tiro no coração.
- Sentia dificuldades para governar.
- Tentou atrair a oposição para seu governo, sem sucesso.
- A política econômica do seu governo, uma parte defendia a política nacionalista e era apoiada pelo Exército, na burguesia e nas camadas populares. A outra parte, denominada de entreguista, defendia um projeto de desenvolvimento econômico baseado na associação com capital estrangeiro, baseado na liberdade empresarial e menor intervenção do Estado na economia apoiado por parte da burguesia, segmentos civis e militares do governo e setores de classe média e também contava com o apoio dos EUA.
- Getúlio teve dificuldade de atender os interesses das massas trabalhadoras devido à necessidade de manter alianças políticas com as elites.
- Criou o Plano Nacional de Reaproveitamento Econômico Plano Lafer para desenvolver siderúrgica, produção de energia, transporte, e agricultura.
- Recusou enviar tropas para a Guerra da Coréia, desagregando os EUA.
- Nacionalizou a produção de petróleo, criando a PETROBRÁS em 1953, contrariando o interesse dos EUA em manter o petróleo nas mãos de empresas norte-americanas.
- Em 1º de maio de 1954 deu aumento de 100% ao salário mínimo.
- Acusado de atentado contra o opositor Carlos Lacerda que atingiu mortalmente o major da aeronáutica Rubens Florentino Vaz, fez com que os oficiais e 37 generais das forças armadas assinassem um manifesto exigindo a sua renuncia, em 23/08/1954.
- Em 23 de agosto de 1954, Getúlio Vargas se suicidou em seus aposentos no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro aos 72 anos.
- No dia 24 de agosto de 1954, assumiu o vice-presidente Café Filho que assumiu o governo com os conservadores até cumprir o restante do mandato em janeiro de 1956.

Nenhum comentário:

Postar um comentário