sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

MOVIMENTOS SOCIAIS

MOVIMENTOS SOCIAIS


O que é: São sistemas de práticas sociais constituídos de acordo com a ordem social, cujo objetivo é transformar a estrutura do sistema social através de ações revolucionárias ou não numa conotação classista e em última instância, o poder estatal.

Como agem os movimentos sociais: Iniciam nos processos de negociação, passam pelos protestos organizados e chegam aos confrontos declarados.

Níveis de representação das sociedades civis:
1 – Associativismo local: Associações civis.
2 – Movimentos comunitários.
3 – Sujeitos sociais com causas sociais ou culturais do cotidiano ou voltados ao terceiro setor. Exemplo: Movimento Sem Terra – MST.

A sociedade civil é a representação de vários níveis de como os interesses e os valores de cidadania se organizam em cada sociedade para encaminhamento de suas ações em prol de:
- Políticas sociais e públicas.
- Projetos sociais.
- Manifestações simbólicas.
- Pressões políticas.

Os movimentos sociais na história

- Na antiguidade: Movimentos dos escravos e os movimentos religiosos.
- Na Idade Média: Os movimentos dos camponeses – servos.
- Na Idade Moderna: Movimentos de mercadores e de religiosos.
-Na Idade Contemporânea: Movimentos de operários, movimento ecológico, movimento pacifista, movimento feminista.

Elementos constitutivos dos movimentos sociais

1 – Projeto: É a proposta a que se objetiva o movimento social, para a mudança ou para a conservação das relações sociais. No projeto devem constar as estratégias para atingir o objetivo.
2 – Ideologia: É o elemento fundamentador o projeto e as práticas do movimento social revelando sua visão de mundo e definindo o sentido das lutas, a forma de organização e a direção do movimento social.

Organização: É a hierarquização do movimento social e pode ser descentralizado, quando é desvinculada do corpo dirigente fixo e predeterminada de forma coletiva ou pode ser centralizado, quando é vinculado, com papel de liderança.

Movimentos sociais atuais

1 – Forum Social Mundial – FSM: Movimento social de âmbito internacional, foi criado em 2001 e tem bandeiras de lutas como o mundo sem excluídos, luta contra a globalização neoliberal, construção do desenvolvimento humano e buscar a superação da dominação de mercados em cada país e nas relações internacionais. O FSM reúne-se anualmente em países diferentes, com movimentos sociais do mundo inteiro. Em 2012, o encontro acontecerá na cidade de Porto Alegre no período de 24 a 28 de janeiro.
Site: www.forumsocialmundial.org.br

2 – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST: É um movimento social brasileiro e tem como principal bandeira de luta a implantação da Reforma Agrária no Brasil. Foi criado em 1993 no Paraná, possui grande viabilidade a nível nacional, devido as suas manifestações públicas e ocupação de terras para a Reforma Agrária.
Site: www.mst.org.br

Movimento Estudantil

Movimento social existente a nível internacional e nacional na área da educação, tendo como sujeitos os próprios estudantes, é de caráter policlassista e constantemente renovado. Sua origem no mundo remonta ao século XV na Europa e, no Brasil, organizou-se em 1937 com a realização do I Congresso Nacional dos Estudantes Brasileiros. Organiza-se desde o nível internacional, nacional, regional e por escolas. Historicamente luta pelos interesses dos estudantes no âmbito educacional e por questões a nível de interesses coletivos da população brasileira. A nível nacional é representada pela União Nacional dos Estudantes – UNE e pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES e nas escolas representada pelos grêmios estudantis.
Site: UNE: www.une.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário