segunda-feira, 9 de janeiro de 2017
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ DE ALENCAR
DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA – 1º ANO – PROFº. JOSÉ ROBERTO
OS SIGNIFICADOS DA CULTURA
1. Cultura-Valor
• Julgamento de Valor entre a Cultura Rural e a Cultura Urbana no Brasil:
- O indivíduo, no campo, anda de maneira articulada, como os animais, na cidade, o indivíduo anda rígido, desarticulado.
- O indivíduo, no campo, é visto como matuto e na cidade é visto como citadino, contemporâneo.
- O indivíduo camponês é visto como rude, de pouco saber, já o indivíduo urbano é visto como poço de sabedoria.
- O tempo do indivíduo rural é medido pela natureza, o do indivíduo urbano é medido por instrumentos de precisão.
- A depreciação do vestuário do indivíduo rural obedece ao desgaste do tempo de uso, no indivíduo urbano, a depreciação dar-se-á pela tendência da moda.
2. Cultura-Alma
- A Cultura Brasileira: Teve início com a chegada dos Portugueses em 1500 e permanece até os dias atuais, com a contribuição cultural dos povos nativos, dos povos africanos e dos europeus.
FASES DA CULTURA BRASILEIRA
• 1ª Fase: Cultura Colonial – Da conquista em 1500 a 1750.
- Transplantação da Cultura da Metrópole Portuguesa em confronto com a cultura indígena e com a cultura africana.
- O Português vindo para o Brasil era católico, com costumes de origem árabe, mouro e judaico, mantendo gosto pelo azulejo, beleza das igrejas, arquitetura dos conventos e casas-grandes de engenho, juros, agiotagem e pelo comercio, tinha alimentação pobre, era individualista e paternalista.
- Os Africanos que vieram para o Brasil, na condução de escravos eram alegres, vivos e faladores, tinham forte vocação para a vida nos trópicos e uma cultura e técnicas apuradas, traziam cultos religiosos afros politeístas e o Islamismo, era sentimental, possuíam grande resistência física e eram supersticiosos.
- Os povos nativos do Brasil, os índios possuíam sentimentos de liberdade, nomadismo, elevada ideia de limpeza, tomando vários banhos diários, a mulher indígena tinha grande conhecimento das sementes, das raízes e dos remédios naturais, não eram boas cozinheiras. Eram polígamos, a base da alimentação era a mandioca, aceitavam a homossexualidade, adotavam a cor vermelha como a cor preferida, enquanto as mulheres se dedicavam à agricultura, ao artesanato e aos afazeres domésticos, os homens se dedicavam à caça, à pesca e às guerras. Apreciavam a dança e a música.
• 2ª Fase: Cultura de Transição – De 1750 a 1930
- A mineração e o comércio levaram à formação da pequena burguesia.
- A educação deixou de ser jesuíta para ser estatal.
- Houve destaque nas artes.
- Foram adotadas a ideologia do colonialismo e a cultura de elite.
- Buscou-se a identidade nacional.
• 3ª Fase: Cultura Nacional – De 1930 até os dias atuais.
- Desenvolvimento do Capitalismo: Aceleração das relações capitalistas, das desigualdades regionais e setoriais.
- Renovação cultura da poesia, romance, na cultura literária, no teatro e na pesquisa científica.
- Implantação da cultura de massa: Deu-se através da publicidade e da mídia eletrônica.
3. Cultura-Mercadoria
- Provocou a internacionalização do processo artístico-cultural com o consequente enfraquecimento das culturas locais das sociedades.
- É consequência do desenvolvimento capitalista, através da massificação cultural, necessário para a manutenção e crescimento das estruturas criadas pelo capitalismo.
- Modifica os valores, hábitos, ideias e atitudes das pessoas.
A cultura-mercadoria no Brasil:
- Iniciou-se em 1950.
- Televisão: Iniciou em 1950.
- Rádio: Teve início em 1923 e intensificou-se a partir de 1940.
- Jornal: Iniciou em 1808.
- Cinema: Iniciou em 1908.
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